top of page

Universidade Federal do Rio Grande -- FURG/Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Faculdade de Medicina (FAMED), Instituto de Oceanografia (IO).

(1) Centro Integrado de Análises (CIA): O Centro Integrado de Análises da Universidade Federal do Rio Grande - CIA/FURG constitui-se como um órgão vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP conforme a Resolução Nº 023/2015 do CONSUN. O CIA/FURG. possuindo estrutura multiusuária com o uso compartilhado de equipamentos, em acordo à Resolução Nº 004/2006 (CONSUN), de 17 de Março de 2006, a qual dispõe sobre o Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários da FURG – ProCEM. Equipamentos disponíveis: Analisador de área superficial, modelo Gemini VII, série 493, Micromeritics; Calorímetro Diferencial de Varredura, modelo DSC-60, Shimadzu; Analisador Termogavimétrico, modelo TGA-50, Shimadzu; Analisador elementar e Espectrômetro de massas de razão isotópica, modelo Delta - V, Thermo Scientific; Espectrômetro de massas com plasma indutivamente acoplado, ICPMS, modelo Nexion 300D, Perkin Elmer; Espectrômetro de absorção atômica, modelo CONTRAA-700, ANALYTIK-JENA; Cromatógrafo gasoso acoplado a espectrômetro de massas, modelo GCMS-TQ8050, marca Shimadzu; Forno microondas para laboratório, modelo Multiwave 3000, marca Anton Paar


(2) Centro de Microscopia Eletrônica da Zona Sul da FURG (CEME-Sul): O Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (CEME-SUL), constitui-se como um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP conforme a Resolução Nº 031/2014 do CONSUN. O CEME-SUL possui estrutura multiusuária com o uso compartilhado regido pela Resolução Nº 004/2006 (CONSUN), de 17 de Março de 2006, a qual também dispõe sobre o ProCEM. Equipamentos disponíveis: Microscopia Eletrônica de Varredura, modelo JSM - 6610LV, com microssonda de EDS; Microscopia Eletrônica de Transmissão, modelo JEM-1400, acoplado com microssonda de EDS; Microscópio Confocal Invertido de Varredura a Laser, modelo Leica, TCS SP8; Difratômetro de Raios X com câmara para temperaturas criogênicas, modelo Bruker, D8 Advance; Homogeneizador a alta pressão, modelo EmulsiFlex - C3, Avestin


(3) Instituto de Ciências Biológicas (ICB): O prédio consta de 621,46 m2 e todos os laboratórios e seus equipamentos dentro dele são de uso comum, sendo definidos por tipos de atividades e não por docentes. Equipamentos disponíveis: Eletrodo de oxigênio de alta sensibilidade OROBOROS; Cromatógrafo gasoso; fluorimetro com leitoras de placa, incubadoras e capelas para cultura celular, biotérios de manutenção de organismos aquáticos; manutenção de vermes Caenorhabditis elegans; sala de ultrafreezers para preservação de amostras; gerador de energía para todo o prédio; laboratório de biologia molecular; sistema de liofilização.


(4) Centro de Biotecnologia e Diagnose de Organismos Aquáticos (CBD): Localizado na Estação Marinha de Aquicultura, ocupa um prédio de 750 m2, o centro possui sete laboratórios, onde são desenvolvidas pesquisas nas áreas de aquicultura, biotecnologia com organismos marinhos e diagnósticos de doenças e caracterização de parasitas que afetam organismos aquáticos selvagens e produzidos na aquicultura. Para isto o CBD conta com diversos equipamentos para controle de cultura de algas, análise de composição centesimal, análises bioquímicas, análises histológicas, extração de produtos ativos de organismos aquáticos. Nos últimos anos, vários projetos têm sendo desenvolvidos na área de suplementação de compostos bioativos para alimentar espécies de interesse em aquicultura, incluindo antioxidantes nanoencapsulados.


(5) Área Interdisciplinar de Ciências Biomédicas (AICB) - Faculdade de Medicina (FAMED): A AICB está situada na Faculdade de Medicina da FURG, compreendendo, aproximadamente, 200 m2 de estrutura física. Neste contexto, o Núcleo de Microbiologia Médica (NUPEMM), o Núcleo de Desenvolvimento de Novos Fármacos (NUDEFA) e o Laboratório de Micologia (LM) contam com diferentes laboratórios que atendem as necessidades para realização das etapas para avaliação da bioatividade de nanomateriais.


(6) Oceantec - Parque Tecnológico da FURG: Representa um habitat de inovação para favorecer o surgimento e consolidação de empresas de base tecnológica, fortalecendo as relações entre empresas e setor público. O Centro visa disponibilizar infraestrutura tecnológica e recursos humanos capazes de catalisar a atração de empresas do setor para a região, com foco na elevação da produtividade e competitividade frente aos desafios enfrentados pelo setor naval regional e nacional. Nas dependências do parque encontra-se o Grupo de Engenharia de Superfícies, o qual realiza trabalhos nas áreas de revestimento e modificações superficiais, com especial ênfase em aplicações envolvendo corrosão ou tribologia. O grupo possui estrutura para a deposição de revestimentos utilizando nanopartículas (spray térmica a plasma), bem como para a caracterização tribológica de revestimentos nanoestruturados e/ou de lubrificantes contendo nanopartículas.

cnpq_edited_edited.jpg
fapemig.png
Logo_inct.jpg
logo-capes.jpg

Department of Physics - Institute of Exact Sciences - Federal University of Minas Gerais (UFMG)

Av. Antônio Carlos, 6627 CEP 31270-901 Belo Horizonte/Minas Gerais – Brazil

nanocarbono@gmail.com +5531340933

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • twitter

©2019 by InctNanocarbono

bottom of page